segunda-feira, 5 de março de 2012

XIX Supermaratona de Rio Grande

Não não, não corri os 50km, na verdade não espero correr algum dia uma supermaratona, até por que uma corrida tem que ter um ideal, para muitos simplesmente completar já é uma vitória, mas espera-se que esta pessoa ao menos corra, simplesmente completar ela metade correndo e metade caminhando pra mim fica meio sem sentido, temos diversas meias maratonas e maratonas no país, por que correr uma super pra completar num tempo quase que excedente? Exatamente por isso que não tenho em mente fazer uma prova dessas. Sou competitivo e não renderia numa prova dessas, logo vou em provas menores. Enfim, essa é minha opinião e deixo meus parabéns para os atletas que concluíram, em especial à Equipe Cruzeiro que mostrou o profissionalismo no esporte e ao P. Silva batendo seu próprio recorde, concluiu os 50km em 2h53m.

Vamos falar das rústicas 5 e 10km, que felicidade em ver os amigos e alunos da academia participando de mais uma prova, é muito gratificante. E um agradecimento especial para a Luciara, que me encontrou no meio do caminho quase desistindo de ir, já que eu tinha ouvido a largada da supermaratona e pensei que fosse largada geral, já que eu não sabia o horário das rústicas e levantei atrasado por ter dormido tarde essa noite, ainda bem que ela me encontrou e me deu carona.


Esta foi minha estréia nos 10km, quando iniciei nas corridas achava 10km muito desgastante, na verdade até os 5km já me desgastavam, então pra mim foi bem legal fazer esta prova. Mas minha meta não era completar, era correr forte mesmo, por isso queria focar na Aline Costa, ela corre forte e tem um tempo muito bom, uma atleta que eu conheço e também admiro. Exagerando um pouco queria ver se eu chegava perto do Marlos Domingues, outro triatleta, nem sei o tempo dele, mas era outro que eu conhecia então era outro foco, chegar nem que seja com ele na vista.

Me coloquei bem na frente na largada, porque eu sempre fico lá atrás, tendo que desviar dos outros e isso me desconcentra, iniciei forte e fui deixando cair o ritmo de leve, rapidinho o Marlos passou por mim, e foi aos poucos se afastando, e eu administrando minha passada, por volta de uns 3km quem passou por mim foi a Daniela Lourenço, outra atleta fortíssima, que sempre chegar na frente no feminino e dessa vez não seria diferente. Me mantive a no máximo 3 passos dela, as vezes do lado, mas me poupando porque queria guardar o melhor para o final, quando fizemos a volta na hidratação, nos 5km, aí sim passei por ela e aumentei a passada, eu via o Marlos bem distante e achava bem difícil diminuir a distância entre nós, mesmo assim fui tentando manter um ritmo mais forte. Na praia passei pela Vera Nolasco e o “João” que estavam assistindo, recebi o incentivo “Vai Rhudi” e o João “Eu te disse que não ia deixar tu me ganhar”. Nos 7,5km ultrapassei mais outro competidor, e vi que a distância entre eu e o Marlos era menor. No riacho, por volta de 9km, ultrapassei outros dois competidores, os últimos antes dele. E agora estava bem perto, tive que aumentar mais a passada e bem mais o ritmo para alcançá-lo na entrada da praia, passando pelo Sesc estava a dois passos dele, diminui um pouco o ritmo, faltando pouco, uns 200, 300 metros, ultrapassei-o.



Superei minhas expectativas, nem deu pra dizer que treinei para essa prova, porque no fundo nem esperava ir bem, mas graças a Deus, fui melhor do que eu esperava.

Tempo oficial: 43’29”
Distância: 10200 metros
Colocação: 9º


Nenhum comentário:

Postar um comentário